TIC Trabalho Final

As tecnologias INSERIDAS na prática de gestão educacional

Universidade de Brasília - UnB
Curso de Especialização em Gestão Escolar
Disciplina/Módulo: Oficinas Tecnológicas
Professor: Pedro  Ferreira de Andrade
Aluna: Vany Ribeiro dos Santos









Esboço de uma proposta de integração das TIC à gestão escolar














Brasília, julho de 2013.














A proposta de inserção das TIC à Gestão Escolar é item avaliativo final da disciplina de Oficinas Tecnológicas do curso de Especialização em Gestão Escolar ministrado pela Universidade de Brasília – UnB. O objetivo desse trabalho é contribuir com a atividade profissional dos gestores na organização e administração da escola, no processo de ensino e aprendizagem, na avaliação educacional em vários níveis, no processo comunicativo da escola, na formação dos profissionais da escola e de sua comunidade e no uso e valorização do patrimônio da escola.
À luz de Moran (2003), Vieira (2004) e Almeida (2002), nossa proposição pretende demonstrar que é possível outra escola com o advento das TIC implantadas nas instituições de ensino público desde que contemple todos os setores da escola numa perspectiva construtivista e contemporânea. Conforme argumenta Prata (2005) “as novas TIC fazem parte do nosso quotidiano” revolucionando as nossas práticas diárias profissionais pessoais e sociais.

1-    JUSTIFICATIVA
O projeto ora proposto encontra relevância ao nos depararmos com a realidade das nossas escolas, principalmente, de comunidades como cita Moran (2003, p. 01) “...muitas das escolas públicas são precárias”. Prata (2005, p. 31) também contribui para o endosso dessa proposição, para ela as funções dos profissionais de educação ampliaram e as TIC estão em todos os espaços inclusive nas escolas, uma vez que “... alguns alunos já possuem conhecimentos tecnológicos extremamente avançados e com um universo de informações nos espaços virtuais”. Exigindo, “cada vez mais, maior competência docente.” Trazendo para nossa realidade a necessidade, constante, de maneiras mais eficazes de desenvolvermos nosso trabalhos.     

2-    OBJETIVOS
Ø  Facilitar a organização e administração da escola e a comunicação com todos os setores da instituição
Ø  Modernizar o processo de ensino e aprendizagem utilizando as TIC em conexão com a rede mundial de computadores
Ø  Superar formatos de avaliação educacional e institucional em vários níveis com sistemas mais atuais de forma mais democrática
Ø  Favorecer a formação dos profissionais da escola e da comunidade por meio das TIC em tempos e espaços outros
Ø  Incentivar o uso, a conservação e a valorização do patrimônio da escola.

3-    PROPOSIÇÕES

4.1 Organização e administração da escola
Um gestor que vislumbra um trabalho em equipe onde todos colaborem de forma construtiva sabe que utilizar das TIC como um mediador das atividades diárias com mais eficiência demanda a construção conjunta do tipo de TIC viável à sua instituição, para Almeida (2002, p. 01) a internet é uma peça fundamental neste sistema, “... o acesso à Internet contribui para expandir o acesso à informação atualizada e, principalmente, para promover a criação de comunidades colaborativas...” “... que poderá resultar em mudanças substanciais em seu interior”.

Proposições:
·         utilizar programas em nuvem para partilhar atividades semanais e dados internos comuns a todos os profissionais da escola.
·         Criar grupos de e-mails e grupos de sms com todos da equipe.
·         Construir blogs para compartilhar de material pedagógico.

4.2 Processo de ensino e aprendizagem
Proposições:
·         Favorecer a criação de blogs da turma ou individual
·         Mediar a criação de grupos de estudo em rede sociais ou via sms
·         Propor debates online para serem efetivados presencialmente com a mediação do professor

4.3 Avaliação educacional em vários níveis
Para uma avaliação mais significativa é preciso compreender que, “Conhecimento não é dado nem informação, embora ambos estejam relacionados”. Vieira (2004, p. 1). Tendo algumas concepções em mente e programas adequados é possível romper com a maneira arcaica de avaliação. Para que isto seja colocado em prática Vieira (p. 3) diz que “conhecimento tem caráter humano e é mais amplo, mais profundo e bem mais rico do que os dados e as informações”.

Proposições:
·         Programa de registro diário de falhas nos diferentes setores da escola
·         Registro semanas de acertos e ou ação significativa nos diversos campos da instituição
·         Caixa de sugestões e formulário de ocorrência para o aluno

4.4 O processo comunicativo da escola
Proposições:
·         utilizar programas em nuvem para partilhar atividades semanais e dados internos comuns a todos os profissionais da escola.
·         Criar grupos de e-mails e grupos de sms com todos da equipe.
·         Construir blogs para compartilhar de material pedagógico e jornal diário com dados de relevância e interesse coletivo.

4.5 Formação dos profissionais da escola e de sua comunidade
A formação dos profissionais da escola e da comunidade em tempos e espaços outros requer “a criação de ambientes informatizados na organização para apoio à gestão do conhecimento” que “deverá considerar os processos pelos quais são feitas as trocas de informação e a cultura de colaboração existente”. Vieira (p. 6). Para o autor, a sala de aula tem características de auto isolamento do profissional causando dificuldades na promoção da cultura de colaboração, o gestor deve “planejar a existência de momentos de troca de experiências entre professores e funcionários”. Com a cultura da colaboração as informações são disseminadas, em sistemas organizados, na prática diária de forma mais eficaz, afirma Vieira.

Proposições:
·         Formar turmas de estudos em sala de informática (Servinfo ou Cominfo)
·         Abrir aos sábados para a comunidade a sala de informática
·         Criar grupos de trabalhos que promova a cultura de aprender brincando

4.6 Uso e valorização do patrimônio da escola
Os equipamentos de acesso à informação são para serem usados, não são objetos de decoração. “As máquinas não utilizadas estragam e ficam obsoletas...” (Sysneiros, 2006, p. 14).

Proposições:
·         Catalogar todos os bens em um banco de dados e disponibilizar em sistema de nuvem para cada servidor informar retirada com prazo de devolução de equipamentos
·         Criar um sistema de código de barras para leitura e localização dos bens patrimoniais
·         Forma oficinas de manutenção de equipamentos de informática e dos bens patrimoniais.

4-    CONSIDERAÇÕES FINAIS
A noção sistematizada das dimensões e das ações necessárias ao desenvolvimento e de todas as áreas da escola proporciona ao gestor uma postura mais apropriada na condução do seu papel de líder. A união do grupo constrói ambiente facilitador às inovações de forma muito mais tranquila.
A inserção das TIC no Projeto Político-Pedagógico se dará como uma construção coletiva. As TIC podem ser uma importante aliada na aproximação dos sujeitos nas relações interpessoais e profissionais que “representam uma efetiva oportunidade tanto para refletir a respeito da gestão e da estrutura escolar, quanto para desencadear mudanças consequentes na instituição, avançando na direção dos objetivos” (NOVAIS, 2004, p.7).

 A escola é o local para pensar a realidade, para adaptar se ao uso pedagógico de tecnologia, procurando levar à autonomia seus usuários e fomentando a participação, a integração e a socialização dos conhecimentos. “Não basta só informar quais atividades existem, mas criar caminhos de comunicação, principalmente através de e-mail, listas de discussão, fóruns e chats.” (MORAN, 2003, p. 4).

REFERÊNCIAS
MORAN, José Manuel. “Gestão inovadora da escola com tecnologias”. In: VIEIRA, Alexandre (org.). Gestão educacional e tecnologia. São Paulo, Avercamp, 2003.
SYSNEIROS, Paulo Gileno. Gestão de Tecnologias da Informação e Comunicação na Escola. Recife, 2006.
PRATA, Carmem Lúcia. Gestão democrática e tecnologias de informática na educação pública: o Proinfo no Espírito Santo, Porto Alegre, 2005.
NOVAIS, Vera Lúcia de. As TIC chegam à escola. Como entrar pela porta da frente? PUC-SP, 2004.
VIEIRA, Alexandre Thomaz. Funções e papéis da tecnologia na gestão escolar.  São Paulo, PUC – SP, 2004.
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Gestão de tecnologias na escola. Série “Tecnologia e Educação: Novos tempos, outros rumos” – Programa Salto para o Futuro, setembro, 2002.









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