As tecnologias INSERIDAS na
prática de gestão educacional
Universidade de Brasília - UnB
Curso de Especialização em Gestão Escolar
Disciplina/Módulo: Oficinas Tecnológicas
Professor: Pedro Ferreira de Andrade
Aluna: Vany Ribeiro dos Santos
Esboço de uma proposta de integração das TIC à
gestão escolar
Brasília,
julho de 2013.
A proposta
de inserção das TIC à Gestão Escolar é item avaliativo final da disciplina de
Oficinas Tecnológicas do curso de Especialização em Gestão Escolar ministrado
pela Universidade de Brasília – UnB. O objetivo desse trabalho é contribuir com
a atividade profissional dos gestores na organização e administração da escola,
no processo de ensino e aprendizagem, na avaliação educacional em vários
níveis, no processo comunicativo da escola, na formação dos profissionais da
escola e de sua comunidade e no uso e valorização do patrimônio da escola.
À luz de Moran (2003), Vieira (2004) e Almeida (2002), nossa proposição
pretende demonstrar que é possível outra escola com o advento das TIC
implantadas nas instituições de ensino público desde que contemple todos os
setores da escola numa perspectiva construtivista e contemporânea. Conforme argumenta
Prata (2005) “as novas TIC fazem parte do nosso quotidiano” revolucionando as
nossas práticas diárias profissionais pessoais e sociais.
1-
JUSTIFICATIVA
O projeto ora proposto encontra relevância ao
nos depararmos com a realidade das nossas escolas, principalmente, de
comunidades como cita Moran (2003, p. 01) “...muitas
das escolas públicas são precárias”. Prata
(2005, p. 31) também contribui para o endosso dessa proposição, para ela as
funções dos profissionais de educação ampliaram e as TIC estão em todos os
espaços inclusive nas escolas, uma vez que “... alguns alunos já possuem
conhecimentos tecnológicos extremamente avançados e com um universo de
informações nos espaços virtuais”. Exigindo, “cada vez mais, maior competência
docente.” Trazendo para nossa realidade a necessidade, constante, de maneiras
mais eficazes de desenvolvermos nosso trabalhos.
2- OBJETIVOS
Ø Facilitar a organização e administração da escola e a comunicação com
todos os setores da instituição
Ø Modernizar o processo de ensino e aprendizagem utilizando as TIC em
conexão com a rede mundial de computadores
Ø Superar formatos de avaliação educacional e institucional em vários
níveis com sistemas mais atuais de forma mais democrática
Ø Favorecer a formação dos profissionais da escola e da comunidade por
meio das TIC em tempos e espaços outros
Ø Incentivar o uso, a conservação e a valorização do patrimônio da escola.
3-
PROPOSIÇÕES
4.1 Organização e administração da escola
Um gestor que vislumbra um trabalho em equipe onde todos colaborem de
forma construtiva sabe que utilizar das TIC como um mediador das atividades
diárias com mais eficiência demanda a construção conjunta do tipo de TIC viável
à sua instituição, para Almeida (2002, p. 01) a internet é uma peça fundamental
neste sistema, “... o acesso à Internet contribui para expandir o acesso à
informação atualizada e, principalmente, para promover a criação de comunidades
colaborativas...” “... que poderá resultar em mudanças substanciais em seu
interior”.
Proposições:
·
utilizar programas em nuvem para partilhar atividades semanais e
dados internos comuns a todos os profissionais da escola.
·
Criar grupos de e-mails e grupos de sms com todos da equipe.
·
Construir blogs para compartilhar de material pedagógico.
4.2 Processo de ensino e aprendizagem
Proposições:
·
Favorecer
a criação de blogs da turma ou individual
·
Mediar
a criação de grupos de estudo em rede sociais ou via sms
·
Propor
debates online para serem efetivados presencialmente com a mediação do
professor
4.3 Avaliação educacional em vários níveis
Para uma avaliação mais significativa é preciso compreender que,
“Conhecimento não é dado nem informação, embora ambos estejam relacionados”.
Vieira (2004, p. 1). Tendo algumas concepções em mente e programas adequados é
possível romper com a maneira arcaica de avaliação. Para que isto seja colocado
em prática Vieira (p. 3) diz que “conhecimento tem caráter humano e é mais
amplo, mais profundo e bem mais rico do que os dados e as informações”.
Proposições:
·
Programa
de registro diário de falhas nos diferentes setores da escola
·
Registro
semanas de acertos e ou ação significativa nos diversos campos da instituição
·
Caixa
de sugestões e formulário de ocorrência para o aluno
4.4 O processo comunicativo da escola
Proposições:
·
utilizar programas em nuvem para partilhar atividades semanais e
dados internos comuns a todos os profissionais da escola.
·
Criar grupos de e-mails e grupos de sms com todos da equipe.
·
Construir blogs para compartilhar de material pedagógico e jornal
diário com dados de relevância e interesse coletivo.
4.5 Formação dos profissionais da escola e de sua comunidade
A formação dos
profissionais da escola e da comunidade em tempos e espaços outros requer “a
criação de ambientes informatizados na organização para apoio à gestão do
conhecimento” que “deverá considerar os processos pelos quais são feitas as
trocas de informação e a cultura de colaboração existente”. Vieira (p. 6). Para
o autor, a sala de aula tem características de auto isolamento do profissional
causando dificuldades na promoção da cultura de colaboração, o gestor deve
“planejar a existência de momentos de troca de experiências entre professores e
funcionários”. Com a cultura da colaboração as informações são disseminadas, em
sistemas organizados, na prática diária de forma mais eficaz, afirma Vieira.
Proposições:
·
Formar
turmas de estudos em sala de informática (Servinfo ou Cominfo)
·
Abrir
aos sábados para a comunidade a sala de informática
·
Criar
grupos de trabalhos que promova a cultura de aprender brincando
4.6 Uso e valorização do patrimônio da escola
Os equipamentos de acesso à informação são para serem usados, não são
objetos de decoração. “As máquinas não utilizadas estragam e ficam obsoletas...”
(Sysneiros, 2006, p. 14).
Proposições:
·
Catalogar
todos os bens em um banco de dados e disponibilizar em sistema de nuvem para
cada servidor informar retirada com prazo de devolução de equipamentos
·
Criar
um sistema de código de barras para leitura e localização dos bens patrimoniais
·
Forma
oficinas de manutenção de equipamentos de informática e dos bens patrimoniais.
4-
CONSIDERAÇÕES
FINAIS
A
noção sistematizada das dimensões e das ações necessárias ao desenvolvimento e de
todas as áreas da escola proporciona ao gestor uma postura mais apropriada na
condução do seu papel de líder. A união do grupo constrói ambiente facilitador
às inovações de forma muito mais tranquila.
A inserção
das TIC no Projeto Político-Pedagógico se dará como uma construção coletiva. As
TIC podem ser uma importante aliada na aproximação dos sujeitos nas relações interpessoais
e profissionais que “representam uma efetiva oportunidade tanto para refletir a
respeito da gestão e da estrutura escolar, quanto para desencadear mudanças
consequentes na instituição, avançando na direção dos objetivos” (NOVAIS, 2004,
p.7).
A escola é o local para pensar a realidade,
para adaptar se ao uso pedagógico de tecnologia, procurando levar à autonomia
seus usuários e fomentando a participação, a integração e a socialização dos
conhecimentos. “Não basta só informar quais atividades existem, mas criar
caminhos de comunicação, principalmente através de e-mail, listas de discussão,
fóruns e chats.” (MORAN, 2003, p. 4).
REFERÊNCIAS
MORAN,
José Manuel. “Gestão inovadora da escola com tecnologias”. In: VIEIRA,
Alexandre (org.). Gestão educacional e tecnologia. São Paulo, Avercamp, 2003.
SYSNEIROS,
Paulo Gileno. Gestão de Tecnologias da Informação e Comunicação na Escola. Recife,
2006.
PRATA,
Carmem Lúcia. Gestão democrática e tecnologias de informática na educação
pública: o Proinfo no Espírito Santo, Porto Alegre, 2005.
NOVAIS,
Vera Lúcia de. As TIC chegam à escola. Como entrar pela porta da frente?
PUC-SP, 2004.
VIEIRA,
Alexandre Thomaz. Funções e papéis da tecnologia na gestão escolar. São Paulo, PUC – SP, 2004.
ALMEIDA,
Maria Elizabeth Bianconcini de. Gestão de tecnologias na escola. Série
“Tecnologia e Educação: Novos tempos, outros rumos” – Programa Salto para o
Futuro, setembro, 2002.
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