Fichamento 1

Funções e papéis da tecnologia - Formação de gestores escolares para o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação - Gestão Escolar e Tecnologias

VIEIRA, Alexandre Tomaz.


 O autor destaca as vantagens da tecnologia no trabalho pedagógico, frisa que é possível programar a rotina do trabalho e registrar dados sobre cada aluno dentro dos quatro eixos de aprendizagens até o compartilhamento deles via internet ou intranet. Vieira pontua que estas ações são possíveis a partir do domínio que o professor adquire dos conceitos e práticas que envolvem as tecnologias para aplica-las ao seu trabalho com os alunos. Aleta que só os dados não são suficientes para o objetivo principal que é verificar o desenvolvimento dos alunos.
Ele afirma que para o uso adequado da tecnologia como aliado ao fazer pedagógico é preciso transformar dados em informação: contextualizando, categorizando, calculando e corrigindo (p. 2 e 3), ações que segundo ele dependem do conhecimento e os computadores não são capazes dessa tarefa que é atribuída apenas aos humanos.
Alexandre define conhecimento como um derivado de informação, “da mesma maneira que” (p. 4) a informação é derivada de dados e para as transformações ocorrerem é preciso, no olhar dele, comparar, problematizar, conectar e conversar. Nosso autor acredita que a organização das informações podem gerar condições adequadas para uso das tecnologias como ferramenta facilitadora do trabalho pedagógico se a gestão for parceira e criar um ambiente de mutua cooperação.
Considerações:
As informações e orientações do texto levam o autor a encerrar suas colocações com vários questionamentos que podem nortear cada gestor, a partir da realidade coletiva e local, aa construção (implantação) de suas ferramentas tecnológicas, considerando a os objetivos e as necessidades de cada unidade escolar. Penso que são informações preciosas para gestões que dispõem de verba e autonomia para montar um ambiente tecnológico capaz de atender satisfatoriamente o desejo da equipe. É preciso contar cada vez mais com a colaboração de profissionais de todas as áreas do conhecimento sem distinção de categoria para que efetivamente tenhamos ambientes que funcionem de fato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário