Funções e papéis da tecnologia - Formação de
gestores escolares para o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação - Gestão
Escolar e Tecnologias
O autor
destaca as vantagens da tecnologia no trabalho pedagógico, frisa que é possível
programar a rotina do trabalho e registrar dados sobre cada aluno dentro dos
quatro eixos de aprendizagens até o compartilhamento deles via internet ou
intranet. Vieira pontua que estas ações são possíveis a partir do domínio que o
professor adquire dos conceitos e práticas que envolvem as tecnologias para aplica-las
ao seu trabalho com os alunos. Aleta que só os dados não são suficientes para o
objetivo principal que é verificar o desenvolvimento dos alunos.
Ele afirma
que para o uso adequado da tecnologia como aliado ao fazer pedagógico é preciso
transformar dados em informação: contextualizando, categorizando, calculando e
corrigindo (p. 2 e 3), ações que segundo ele dependem do conhecimento e os
computadores não são capazes dessa tarefa que é atribuída apenas aos humanos.
Alexandre
define conhecimento como um derivado de informação,
“da mesma maneira que” (p. 4) a informação é derivada de dados e para as
transformações ocorrerem é preciso, no olhar dele, comparar, problematizar,
conectar e conversar. Nosso autor acredita que a organização das informações
podem gerar condições adequadas para uso das tecnologias como ferramenta
facilitadora do trabalho pedagógico se a gestão for parceira e criar um
ambiente de mutua cooperação.
Considerações:
As informações e orientações do texto levam o autor a encerrar
suas colocações com vários questionamentos que podem nortear cada gestor, a
partir da realidade coletiva e local, aa construção (implantação) de suas
ferramentas tecnológicas, considerando a os objetivos e as necessidades de cada
unidade escolar. Penso que são informações preciosas para gestões que dispõem
de verba e autonomia para montar um ambiente tecnológico capaz de atender
satisfatoriamente o desejo da equipe. É preciso contar cada vez mais com a
colaboração de profissionais de todas as áreas do conhecimento sem distinção de
categoria para que efetivamente tenhamos ambientes que funcionem de fato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário